Website
https://www.cm-murtosa.pt/pages/752?poi_id=31
Quem descobrir a Casa Museu Custódio Prato garante uma viagem ao passado, a tempos em que a ruralidade ainda era mais predominante e a agricultura dava trabalho a quase todos os braços disponíveis.
Localizado na Rua dos Passadouros, na Freguesia do Bunheiro, concelho da Murtosa, este espaço museológico peculiar pretende recriar o quotidiano de uma casa de lavrador no início do século XX: uma típica construção de alpendre, inserida num quinteiro e protegida do exterior pelos caraterísticos pátios, área de currais e arrumos.
Foi o Rancho Folclórico “Os Camponeses da Beira-Ria” quem chamou a si, em 1991, os primeiros trabalhos de restauro da antiga casa datada do início do século XIX, que teve como último dono o lavrador e benemérito Custódio Prato.
A parte da habitação abriu ao público no dia 19 de maio de 1996 e nela se encontram expostos móveis, roupa, loiças e outros utensílios recolhidos pelo rancho.
Em 30 de abril de 2000, foi adicionado um novo espaço de visitação, que ocupa a área dos antigos currais e que apresenta várias salas temáticas, dedicadas a espaços e ofícios do antigamente: alfaiataria, barbearia, sapataria, ferreiro, loja/taberna, carpintaria, adega e salas de utensílios e alfaias agrícolas.
No quintal, encontramos a nora, acoplada ao poço, a meda da palha e o cabanal.
Custódio José da Silva Sousa (conhecido por Custódio Prato) era filho único de lavradores abastados - ricos não em dinheiro mas sim em bens/propriedades - que casou tarde, depois dos 40 anos, não tendo deixado descendentes diretos.
Após a morte da sua mulher viveu nesta casa ainda alguns anos, onde faleceu, vítima de doença prolongada. A maioria dos seus bens foram doados à igreja por testamento.
Ver mais informações site
https://www.cm-murtosa.pt/pages/752?poi_id=31
234 866 825
Adicione uma Avaliação